A Editora Yaguarú é uma editora artesanal, surgida a partir de experiências acadêmicas e de coletivos de artistas. A editora tem foco em obras de ficção literária e de artes.

     Objetivo principal da Yaguarú está em valorizar o trinômio autor/obra/leitor, apostando em autores novos, inovadores e criativos, em obras que apresentem características especiais, pensadas para cada autor, conteúdo do texto, gênero ou leitor, e, por fim, está direcionada a leitores que se interessem pela renovação literária, seja de autores ou de gêneros, bem como queiram encontrar,  no livro artesanal, experiência sensorial e estética.

     Importante ressaltar que a editora está situada na cidade de Jaguarão, fronteira do Brasil com Uruguai. Também tem um forte grupo de autores e colaboradores (terceirizados como revisores, ilustradores, diagramadores, entre outros) da cidade do Rio Grande.

     

     Estar situada na fronteira permite que a editora realize algumas práticas: a publicação de obras de autores uruguaios da zona de fronteira; escolhas de linguagem não limitadoras, linguagem fluida, em movimento, podendo ter obras em português, espanhol, portunhol, ou mesmo, como numa das duas primeiras obras a serem lançadas, contos nessas três possibilidades; gêneros literários híbridos, novos, e não-usuais.

     A editora Yaguarú tem compromisso com o novo, o inusitado, o experimental. A marca do artesanal permite que cada exemplar de obra leve ao leitor toda a preocupação, dedicação, esforço que a editora, através de seu grupo de pessoas, desempenhou na construção dele. Rastros, marcas, pegadas, cicatrizes, texturas, odores, resquícios e, quem sabe, gostos são bem-vindas. 

2020 também foi um ano difícil para a Yaguarú.

Relançamos uma obra, e lançamos outras 3, mas não conseguimos trabalhar com o devido cuidado nenhuma delas. Sem falar que de 2019 ainda trazíamos outras 6.

Nossa participação em feiras e eventos independentes durante o ano e que já estavam planejados, acabou não acontecendo.  Ainda assim, fizemos algumas promoções, criamos novas sessões de informações em nossas redes, e seguimos nos bastidores. Falamos de nossas capas, demos alguns tutoriais e também fizemos a segunda edição do Podcast Diários e Confissões. 

Para 2021, a Yaguarú prepara algumas novidades. Novas obras e gêneros. Novos autores. Novas temáticas. Novas maneiras de trabalhar, divulgar e até escrever livros. Vamos aparecer mais nas redes enquanto não pudermos estar ainda de forma presencial. 

Mas, além disso, a Yaguarú prepara uma mega surpresa. Ainda no primeiro semestre vamos "dar um engorde" em nossos produtos, linguagens e suportes!!

Mas isso é assunto para mais adiante.

Para terminar 2020, agradecemos os apoios, os escritores, leitores e quem participa de nossas redes. Desejamos um ótimo 2021, construído por todos nós. 

©2018 by Yaguarú. Proudly created with Wix.com